Pular para o conteúdo principal

Na fila do supermercado


Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:
- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis com o ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse: - Não havia essa onda verde no meu tempo.

O empregado respondeu: - Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora.
Sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente.

- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se preocupou adequadamente com o ambiente.

Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.

Realmente não nos preocupamos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.

Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.

Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.

Canetas: recarregávamos com tinta tantas vezes ao invés de comprar outra. Amolávamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.

Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.

Então, não é risível que a atual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?

Comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Como fazer Lençol com Elástico - PAP #1

Hoje quero dividir com vocês um PAP de Lençol com Elástico. Já fazem alguns anos que apendi e acreditem, é bem mais fácil do que parece. Sem dúvidas comprar um jogo de lençol pronto  compensa muito mais, considerando os valores do metro dos tecidos de qualidade. Mas como aprender a fazer e poder usar algo que nós mesmos fazemos  é sempre bacana, além é claro de ser exclusivo, fica a dica de hoje. PAP Lençol com Elástico Atualizando: também fiz um vídeo com o passo a passo.   A primeira coisa a ser feita é tirar as medidas do colchão conforme na figura abaixo: ATENÇÃO: A quantidade de material irá variar conforme for o tamanho do seu colchão. Após cortar o tecido com as medidas certas, junte suas quatro pontas Dobre essas pontas ao meio formando um triângulo Feito o triângulo, agora você deverá medir a profundidade do colchão somada a sobra indicada na primeira ilustração (no exemplo é de 20cm + 15cm = 35cm ou se achar muito deixar no mínimo 27cm).

Como converter medidas para receitas

Uma tabela para facilitar a conversão de medidas quando formos cozinhar. Veja também: Como criar uma rotina Compras de Fim de Ano, o que fazer para ter mesmo Boas Festas? Vamos desentulhar Costumes que facilitam a rotina diáriia Planejando Compras - Supermercado Como planejar a limpeza da casa

Lojas de Tecidos e Armarinhos

Iniciei um mapeamento com algumas das lojas de tecidos e armarinhos de Curitiba que conheço e recomendo. A maioria estão localizadas no centro da cidade. Destaquei também o bairro Boqueirão, onde está localizada a Rua Dr. Bley Zornig, que reúne uma grande variedade de lojas do ramo. Se tiverem outras sugestões adicione nos comentários desta postagem. Visualizar Lojas de Tecidos e Armarinhos em um mapa maior Armarinhos Armarinho Switta Loja  Rua da Cidadania Matriz, pela entrada da Rua Desembargador Westphalen. E também na Rua Emiliano Perneta, 157  Centro - Curitiba Fone: (41) 3224-1098  www.switta.com.br/ Loja muito completa, armarinhos e tecidos para patchwork. Armarinhos Jade Rua Voluntários da Pátria, 39  Centro – Curitiba Tel. (41) 3223-9733 www.armarinhosjade.com.br/ Armarinho Bordando Sonhos Mercado Municipal de Curitiba Box 303/305 Tel.: 41 3262.3311 www.bordandosonhos.com.br/ Armarinhos Nodari R. José Loureiro, 329

PAP - Busto para Costura

  Meninas encontrei   AQUI , um passo a passo super bacana para fazer um busto/manequim de costura, com as medidas personalizadas. Além de ser uma ideia para quem esta começando a costurar e, ainda não está seguro para investir em um busto para moulage. Daqui: DIY - Busto para Costura Materiais: Fibra Siliconizada para enchimento Tesoura Caneta para marcações Suporte de metal (neste caso usaram suporte/pedestal de microfone) 2 a 3 rolos de fita adesiva de tecido 1 pedaço de Papel Paraná, Papel Cartão ou Papelão, para a extremidade inferior 1 camiseta de gola alta ou vestido (se for preciso faça alguns ajustes, principalmente na cintura, para ficar bem junto no corpo) Filme plástico PVC para o pescoço (se a camiseta ou vestido não forem de gola alta) Fonte: Burda Style Mais uma opção, é o do Tofu Studio , com acabamento impecável. Daqui Achei também um vídeo...  DIY Duct Tape Dress Form from Siti Stereo on Vimeo .

Como fazer capa multiuso: da batedeira até máquina de costura - PAP #4

Como fazer uma capa para proteger seus eletroportáteis, batedeira, liquidificador, cafeteira ou mesmo sua máquina de costura. Materiais: Tecido de algodão (tricoline) Nylon acoplado Viés Linha e tesoura Veja também: Materiais para costura: iniciantes Mapeamento que fiz de  Lojas de Tecidos e Armarinhos   em Curitiba. Como fazer  lençol com elástico . Como fazer  capa para tábua de passar roupa Como fazer  porta travessa (Casserole Carrier) Como  encapar caderno ou agenda com tecido Como fazer  Ecobag personalizada Como fazer   Avental Retrô - Vintage

Abacate congelado

Olá meninas Gosto muito de abacate, mas se tem algo que não acerto comprar é esse trem. Sempre tá "verde" ou muito cheio de "fiapos" (quase brotando) ou escuro, haja paciência! Quando consigo encontrar o dito cujo em bom estado sempre compro uns dois a mais e congelo para ir usando no decorrer do mês, seja para vitamina ou mesmo guacamole. Quando quer dar um tempo em queijo ou geleias, é uma ótima opção para passar no pão, rechear o sanduíche natural (Amooo!).  Congelando Abacate Amasse bem o abacate com um garfo, adicione gotas de limão e arrume em copinhos de cafezinho ou forma de gelo. Particularmente eu prefiro os copinhos pois uma unidade dá a medida exata para um copo de vitamina.

Feliz Dia do Amigo

Para as mais chegadas e para as novas, todas a seguidoras um Feliz Dia do Amigo!!!