quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Compras de Fim de Ano, o que fazer para ter mesmo Boas Festas?

Não sei se sou apenas eu, mas tenho a impressão de que as pessoas ficam ensandecidas quando o fim do ano se aproxima. As lojas ficam impossíveis de se visitar, shoppings então, evito o que posso nesta época, sem mencionar meu "amado" supermercado. Pensando em tudo isso, tenho uma rotina que facilita muito minha vida durante este período do ano. Abaixo, seguem algumas dicas valiosas.


  1. Faça uma lista com as pessoas que você irá presentear no fim de ano. 

  2. Defina o quanto pretende gastar e o que quer comprar para cada uma. Lembre de separar uma quantia extra para alguma eventualidade.

  3. Compre tudo com antecedência, se deixar para última hora você só vai passar raiva e perderá muito tempo em grandes filas. Fora o risco de já não ter o que você quer, ou pagar bem mais caro.

  4. Agora, se fizer compras pela internet, não se esqueça de verificar prazos e procure comprar com um pouco mais de antecedência. No fim de ano sempre costumam atrasar um pouco mais as entregas, não corra risco de dar seu presente de Natal apenas em Janeiro.

  5. Compre alguns presentes “reservas” ou “neutros”, de preferência coisas úteis, para o caso de ser surpreendido com algum convite extra ou se algum parente que mora na Antártida resolver aparecer.

  6. Ao chegar em casa, já faça embalagens de presente e coloque etiquetas. 

  7. Já definiu onde irá passar as Festas? Almoço, jantar? Este ano será na casa da família, de amigos ou você será o anfitrião?

  8. Com o cronograma definido, hora de comprar os ingredientes do que será servido:

    Irá para a casa de alguém e precisa levar algum prato?  Alguma bebida?
    Já compre os ingredientes ou encomende seu prato com antecedência, deixe para última hora apenas o que precisa ser comprado fresco. Por isso, se for preparar tudo em casa, prefira receitas que usem itens congelados ou enlatados, como frutas em calda, chocolates etc. Isso irá facilitar muito sua rotina. Adiante o que puder na véspera, assim seu único trabalho será apenas tirar o prato da geladeira e levar.

    Mas se este ano você for o anfitrião, defina o cardápio, lembre-se de não exagerar na variedade de pratos. Distribua as tarefas, combine com seus convidados o que eles poderão trazer e já encha o freezer ou congelador com o que irá servir. Se for comprar tudo pronto, faças as encomendas necessárias com antecedência. Providencie as bebidas e compre tudo o que for possível, sempre o quanto antes, desde alimentos à decoração.


  9. Pelo menos uma semana antes, separe tudo o que irá usar na festa. Verifique louça, talheres, copos, toalhas, decoração e etc. Se precisar repor algum item, já providencie, também já lave o que for preciso.

  10. Lembre-se de descongelar as carnes de dois a três dias antes da data, para que ela descongele aos poucos dentro da geladeira. Assim você ainda tem tempo de fazer seu tempero favorito e deixar a carne marinando.

  11. As sobremesas desta época geralmente são geladas e já podem ser feitas na véspera. Lembre-se também de já colocar as bebidas para gelar.

  12. No dia da festa, finalize o que for preciso. Se tiver encomendado algo, busque no horário combinado. Coloque o que for para assar pelo menos uma hora antes do tempo que você acredita que levará para ficar pronto. É só comigo, ou nestes dias o forno fica aparentemente muito lento?! Rsrs...

  13. Monte a mesa e faça os ajustes finais pela casa. Verifique os banheiros, se estão abastecidos com toalhas limpas, sabonetes e papel higiênico reserva.

  14. Guarde itens que possam ser quebrados e que estejam ao alcance das crianças pequenas. Geralmente são as primeiras coisas que elas acham pela casa.

  15. Quando a festa acabar, reserve 15 minutos e junte as coisas que estiverem espalhas. Lave a louça e guarde o que sobrou na geladeira.

Veja também:

Um comentário:

  1. Oi, amiga !!
    Amei as dicas. realmente, final de ano não é mole, né?
    saudades....

    Um beijão !
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir