Pular para o conteúdo principal

Como criar uma rotina

Ao me casar, uma das maiores dificuldades que tive foi a de criar uma rotina. Acostumada com a moleza na casa da mãe, enfrentar a realidade não deixou de ser um belo balde de água fria para o despertar da vida adulta.

Como casei muito nova, com 22 anos, recém-formada e com uma casa para cuidar sozinha, me vi um pouco perdida. Hoje, após quatro anos, pesquisando vários métodos e os adaptando a nossa rotina, com vários erros e acertos, posso dizer com segurança que temos uma vida organizada e uma rotina estruturada. Não é nada chato ou metodicamente realizado com hora pré agendada kkkk... 

Conseguimos ter uma casa organizada e até certo ponto aprendemos a nos controlar para termos somente o necessário (PS: ainda é difícil controlar a quantidade de sapatilhas, mas abafa o caso).



Como criar uma rotina em 15 passos:
  1. Primeiro, identifique os horários de todos da casa, horário de trabalho, dias comuns de folga.

  2. Faça cada coisa que começar até o fim. Nem que tenha que fazer apenas uma coisa de cada vez.

  3. Evite deixar para arrumar as coisas pela manhã, deixe tudo sempre organizado na véspera. Assim você pode dormir um pouco mais e não corre o risco de esquecer alguma coisa importante.

  4. Programe sempre visitar a casa dos pais, fazer um passeio, semanal ou mensalmente, conforme for possível na sua rotina.

  5. Nunca deixe sua casa ficar entulhada. Caso ela já esteja, providencie uma ação imediata de desentulho. Elimine tudo o que não estiver usando há mais de um ano, menos é sempre mais (que baita clichê, mas é a mais pura verdade).


  6. Se ainda estiver montado seu enxoval, compre apenas o básico do básico, priorize as cores neutras. Pode ter certeza que acabamos não usando - e nem tendo onde guardar - os excessos (experiência própria, eu sei que isso ou aquilo pode ser muito fofo, só que a questão chave é: Você precisa mesmo disso?). Se controle, pois irá valer muito a pena, depois, gradativamente e conforme a necessidade, vá acrescentando os itens que julgar necessário.

  7. Aprenda a consertar as coisas, não deixe que estraguem totalmente para só então buscar um reparo. (Aqui em casa o príncipe encantado sai trabalhar as paredes estão de uma cor, quando ele volta elas já estão de outra kkk...)



  8. Estabeleça limites para compras, vá ao supermercado uma vez no mês para fazer a compra básica e outras vezes quando precisar comprar coisas mais perecíveis, como frutas, verduras, carnes e laticínios. Faça sempre uma lista.

  9. Conheça seu consumo de itens básicos, ou seja, coisas que precisam ser compradas todo mês (mercearia, higiene e limpeza). Descubra quais ingredientes sempre te salvam na cozinha e procure sempre lembrar de comprá-los.


  10. Estabeleça limites para limpeza da casa, pois uma coisa é certa: trabalho de casa não termina nunca.

  11. Reserve de 5 a 20 minutos diários para uma geral na casa. Recolha tudo o que estiver fora do lugar, aproveite para tirar o pó e passar o aspirador de pó.

  12. Aprenda a usar as coisas e em seguida já guardá-las em seu devido lugar. Você nunca mais vai ter que ficar feito doida procurando algo que precisa com urgência e sequer imagina onde está.

  13. Mantenha a cama sempre arrumada, toalhas limpas no banheiro e a louça lavada. Isso já dá um ar de casa organizada.

  14. Busque sempre planejar seu orçamento.

  15. Tire um tempo só seu, leia um livro, assista a um filme no meio da tarde comendo pipoca, assista a uma temporada inteira de Game of Thrones, faça um Spa Day, passe um dia jogando Tropico ou Age of Empires kkkk... (pra quem não sabe sou meio nerd e casada com um verdadeiro nerd).
    Reserve um tempo para fazer algo que gosta, ou seja, fique de pernas para o ar sem se sentir culpada.


Veja também:

Comentários

  1. gostei ! acho que estou numa boa resoluçao de organizaçao de tempo e de casa ! bjs

    ResponderExcluir
  2. Patricia você esta certíssima!!
    A maior parte do tempo que passamos em casa, não recebemos visitas.
    Uma das vantagens de ter algumas coisas a menos - e que geralmente não serão usadas - é a sobra de espaço sem bagunça, para guardarmos nossos consumismos, digo mimos rsrsrs...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Bia, morei 8 anos sozinha antes de casar. Então já tinha feito o 'curso solo' da maioria das tarefas domésticas. rs rs rs Exceto cozinhar, porque cozinhar para si é muito chato. Talvez por isso dei início ao blog. Quando casamos, eu e ele (que também morava só) já tinhamos nossa casa montada. O que fizemos foi integrar alguns itens. O que compramos de novo foi um sofá bem maior e extensível para caber nós dois deitados para ver TV. he he he Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens populares

Como fazer Lençol com Elástico - PAP #1

Hoje quero dividir com vocês um PAP de Lençol com Elástico. Já fazem alguns anos que apendi e acreditem, é bem mais fácil do que parece. Sem dúvidas comprar um jogo de lençol pronto  compensa muito mais, considerando os valores do metro dos tecidos de qualidade. Mas como aprender a fazer e poder usar algo que nós mesmos fazemos  é sempre bacana, além é claro de ser exclusivo, fica a dica de hoje. PAP Lençol com Elástico Atualizando: também fiz um vídeo com o passo a passo.   A primeira coisa a ser feita é tirar as medidas do colchão conforme na figura abaixo: ATENÇÃO: A quantidade de material irá variar conforme for o tamanho do seu colchão. Após cortar o tecido com as medidas certas, junte suas quatro pontas Dobre essas pontas ao meio formando um triângulo Feito o triângulo, agora você deverá medir a profundidade do colchão somada a sobra indicada na primeira ilustração (no exemplo é de 20cm + 15cm = 35cm ou se achar muito deixar no mínimo 27cm).

Como converter medidas para receitas

Uma tabela para facilitar a conversão de medidas quando formos cozinhar. Veja também: Como criar uma rotina Compras de Fim de Ano, o que fazer para ter mesmo Boas Festas? Vamos desentulhar Costumes que facilitam a rotina diáriia Planejando Compras - Supermercado Como planejar a limpeza da casa

Lojas de Tecidos e Armarinhos

Iniciei um mapeamento com algumas das lojas de tecidos e armarinhos de Curitiba que conheço e recomendo. A maioria estão localizadas no centro da cidade. Destaquei também o bairro Boqueirão, onde está localizada a Rua Dr. Bley Zornig, que reúne uma grande variedade de lojas do ramo. Se tiverem outras sugestões adicione nos comentários desta postagem. Visualizar Lojas de Tecidos e Armarinhos em um mapa maior Armarinhos Armarinho Switta Loja  Rua da Cidadania Matriz, pela entrada da Rua Desembargador Westphalen. E também na Rua Emiliano Perneta, 157  Centro - Curitiba Fone: (41) 3224-1098  www.switta.com.br/ Loja muito completa, armarinhos e tecidos para patchwork. Armarinhos Jade Rua Voluntários da Pátria, 39  Centro – Curitiba Tel. (41) 3223-9733 www.armarinhosjade.com.br/ Armarinho Bordando Sonhos Mercado Municipal de Curitiba Box 303/305 Tel.: 41 3262.3311 www.bordandosonhos.com.br/ Armarinhos Nodari R. José Loureiro, 329

PAP - Busto para Costura

  Meninas encontrei   AQUI , um passo a passo super bacana para fazer um busto/manequim de costura, com as medidas personalizadas. Além de ser uma ideia para quem esta começando a costurar e, ainda não está seguro para investir em um busto para moulage. Daqui: DIY - Busto para Costura Materiais: Fibra Siliconizada para enchimento Tesoura Caneta para marcações Suporte de metal (neste caso usaram suporte/pedestal de microfone) 2 a 3 rolos de fita adesiva de tecido 1 pedaço de Papel Paraná, Papel Cartão ou Papelão, para a extremidade inferior 1 camiseta de gola alta ou vestido (se for preciso faça alguns ajustes, principalmente na cintura, para ficar bem junto no corpo) Filme plástico PVC para o pescoço (se a camiseta ou vestido não forem de gola alta) Fonte: Burda Style Mais uma opção, é o do Tofu Studio , com acabamento impecável. Daqui Achei também um vídeo...  DIY Duct Tape Dress Form from Siti Stereo on Vimeo .

Como fazer capa multiuso: da batedeira até máquina de costura - PAP #4

Como fazer uma capa para proteger seus eletroportáteis, batedeira, liquidificador, cafeteira ou mesmo sua máquina de costura. Materiais: Tecido de algodão (tricoline) Nylon acoplado Viés Linha e tesoura Veja também: Materiais para costura: iniciantes Mapeamento que fiz de  Lojas de Tecidos e Armarinhos   em Curitiba. Como fazer  lençol com elástico . Como fazer  capa para tábua de passar roupa Como fazer  porta travessa (Casserole Carrier) Como  encapar caderno ou agenda com tecido Como fazer  Ecobag personalizada Como fazer   Avental Retrô - Vintage

Abacate congelado

Olá meninas Gosto muito de abacate, mas se tem algo que não acerto comprar é esse trem. Sempre tá "verde" ou muito cheio de "fiapos" (quase brotando) ou escuro, haja paciência! Quando consigo encontrar o dito cujo em bom estado sempre compro uns dois a mais e congelo para ir usando no decorrer do mês, seja para vitamina ou mesmo guacamole. Quando quer dar um tempo em queijo ou geleias, é uma ótima opção para passar no pão, rechear o sanduíche natural (Amooo!).  Congelando Abacate Amasse bem o abacate com um garfo, adicione gotas de limão e arrume em copinhos de cafezinho ou forma de gelo. Particularmente eu prefiro os copinhos pois uma unidade dá a medida exata para um copo de vitamina.

Feliz Dia do Amigo

Para as mais chegadas e para as novas, todas a seguidoras um Feliz Dia do Amigo!!!